No sudeste goiano, uma tradição atravessa gerações com força, fé e identidade: a Festa dos Carreiros de Orizona. Desde 2017 participamos de edições desta festa que é uma das maiores manifestações culturais goianas, sinônimo de perseverança e valorização das raízes das pessoas do campo.
Em 2025, percorremos os 220 km juntamente com os carreiros, vivenciando o percurso, as histórias e os pousos. Em 15 dias de estrada com os romeiros para participar da tradicional Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno, manifestação cultural reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2017.
Para nós da Skambau, contar essa história é reafirmar a importância de olhar para as raízes com respeito e compromisso. Preservar tradições como a dos carreiros de Orizona é garantir que as novas gerações reconheçam o valor do território, da coletividade e das expressões culturais que formam a identidade goiana.
Em 2022 a Sambau Produções, com apoio da Associação dos Carreiros de Orizona (ACAORI), documentou a oralidade das pessoas envolvidas nos festejos, com o objetivo de valorizar a história local e compartilhar essa celebração tão especial com novos públicos dentro e fora do município.
Em anos de atuação conjunta, foi em 2022, após a paralisação ocasionada pela pandemia de Covid-19, que a Festa dos Carreiros de Orizona foi retomada com um formato novo: o formato digital e o envolvimento da produção audiovisual como registro da oralidade de quem mantém viva essa tradição.
O projeto FESTA DOS CARREIROS – Edição digital, foi aprovado no edital de Cultura Popular Aldir Blanc nº 10/2021 – Secult Goiás – Secretaria de Cultura – Governo Federal. Graças a essa aprovação, realizamos uma edição digital, com distribuição de renda para famílias de carreiros e a reunião de todos e todas em um cenário aberto, na Fazenda Coqueiros, em uma iniciativa que teve como objetivo eternizar essas vivências por meio do audiovisual, da escuta sensível e do registro documental. Ao todo, 48 pessoas foram entrevistadas entre carreiros, moradores e representantes do poder público, partilhando memórias e trajetórias marcadas pela relação com a terra, com a fé e com a cultura popular.
Em 2024 registramos o último trecho do percurso dos carreiros em Romaria até Trindade, em Goiás. Vivenciamos os 20 km finais dos carreiros e a chegada até a Basílica de Trindade. Registros fotográficos que demonstram o cansaço e a esperança de quem segue há 15 dias em romaria com os carros de boi por 220 km entre caminhadas e pousos, em uma peregrinação de bênçãos e milagres, um momento de fortalecer a fé.