Em sua primeira edição, o Festival de Inverno de Orizona foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2022, na Praça do Lazer do município de Orizona, no Sudeste de Goiás, há 140 km de Goiânia, capital goiana. O evento reuniu uma programação diversa, com a valorização de artistas locais e mais de 20 atrações musicais ao longo de três dias de festa. O Festival valorizou os artistas locais e trouxe uma mistura de ritmos, sertanejo, forró, MPB e rock, com o objetivo de contemplar a diversidade musical e agradar ao público orizonense.
Em um contexto de pandemia COVID 19 e retomada das ações culturais, com o objetivo de distribuição de renda na classe artística e cultural, o projeto de diagnóstico cultural, planejamento estratégico, elaboração do projeto e gestão integral do processo – submissão do projeto, execução e prestação de contas – foi conduzida pela Skambau. O projeto foi contemplado pelo Edital de Dinamização de Espaços e Eventos Culturais do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Edital FAC 01/2021 – SECULT GO). Uma realização da Prefeitura Municipal de Orizona, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cultura e Turismo, sob a coordenação e condução dos trabalhos de operacionalização com a Skambau Produções, apoio da É Nóis Ki Tá Produções e Naiton Guimarães Produções.
Em formato híbrido, as apresentações culturais premiaram com o valor de R$500,00 todas as 20 atrações selecionadas a partir do Edital. Em todas as noites de apresentações a comunidade participou ativamente, festejou, movimentou o comércio local, gerou renda para os artistas, e, alcançou as pessoas virtualmente, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Skambau Produções, com tradução simultânea em Libras, garantindo acessibilidade ao público.
O palco recebeu os artistas de Orizona: Lucas e os Caras, João Baiano, Sávio e Maria Luíza, Zé Vitor e Fernando e Os Originais do Forró.
As atrações foram: Thaís Cristina, Edjúnior e Sandro, Renato Cardoso, Gilsinho dos Teclados, Alice Souza e Diego e Leonardo.
Encerrando o festival, subiram ao palco: Antônio Baiano, Marcelo Machado, Edinho Sanfoneiro, Bruno César e Miliquinho.