O longa-metragem Mada e Bia retrata a trajetória das religiosas Irmã Marie Madeleine Hausser (Mada) e Irmã Béatrice Kruch (Bia), francesas da Alsácia que vivem no Brasil desde 1967. Símbolos de resistência durante os anos da ditadura militar, elas inspiram uma narrativa de fé, coragem e compromisso social. Gravado no Brasil e na França, com pesquisa e produção ao longo de 09 anos, o filme foi lançado em 2024.
A Skambau Produções assina a produção executiva e a distribuição do filme, dirigido e roteirizado por Dagmar Olmo Talga, lançado em setembro de 2024.
Mada e Bia já acumula importantes conquistas: foi pré-estreado no 9º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA CINEFRONT 2024), selecionado no Lift-Off Sessions Festival, do Lift-Off Global Network, em Los Angeles (EUA), e é finalista do Prêmio Margarida de Prata, um dos maiores reconhecimentos do cinema brasileiro.
O Filme “Mada e Bia” retrata a história de duas religiosas, Irmã Marie Madeleine Hausser (Mada) e Irmã Béatrice Kruch (Bia), francesas da Alsácia, que vivem no Brasil desde 1967. Símbolos da resistência em tempos sombrios desde a ditadura militar no Brasil, estão imersas na luta em um contexto de conflito social principalmente no campo, tendo suas vidas dedicadas a busca por justiça e dignidade, atuando também como agente da Comissão Pastoral da Terra, apoiadas por Dom Pedro Casaldáliga, Dona Raimunda Quebradeira de Coco, Dom Tomás Balduino, Padre Josimo Morais Tavares, Frei Henri des Roziers, Dona Olinda, Dona Maria Senhora, entre tantos(as) outros(as) personagens dos lugares por onde passaram. Realizaram um trabalho incansável pelo povo pobre e marginalizado(a). Com o povo e pelo povo, sendo Providência para os outros(as). Brasil/França. 83 min. 2024.
Direção: Dagmar Talga
Gênero: Documentário
Duração: 83 min.
Origem: Brasil/França.
Distribuição: Essá Filmes, Skambau Produções
Ano: 2024.
Elenco: Irmã Marie Madeleine Hausser (Mada), Irmã Béatrice Kruch (Bia)
Participação especial: Dira Paes
Confira o trailer: