Realizado em 2022 em Orizona (GO), o projeto Arte Design buscou unir a valorização do artesanato e a necessidade de capacitação em técnicas de Design para a comercialização de produtos e ampliar a renda de profissionais da arte local. Idealizado e aprovado no Edital de Artesanato do Fundo de Cultura de Goiás, em 2017, com pagamento realizado em 2021, o projeto foi executado em 2022.
A realização promoveu também a inclusão social através da capacitação profissional e a promoção de oficinas de moda, artesanato e design sustentável. Uma realização da Skambau Produções, que fez o mapeamento local com as trabalhadoras de artesanato, o planejamento estratégico, a elaboração do projeto e gestão integral do processo – submissão do projeto, execução e prestação de contas. Em parceria tivemos a participação da Associação das Artesãs de Orizona (ASDAO) e a Secretaria Municipal de Assistência Social do município.
Para a participação no projeto, as inscrições aconteceram em forma de edital e todas as selecionadas receberam R$400,00 como contribuição e incentivo para a formação que contou com 40 horas de carga horária e o total de 30 vagas. Envolvemos mulheres, jovens e idosas em um processo criativo coletivo, que combinou tecelagem no tear, técnicas de customização, reciclagem e reaproveitamento de peças. Para a artesã Diva Maria, o projeto proporcionou “expansão da consciência humanitária, corresponsabilidade social e ambiental”.
Ao final do projeto, 19 alunas participaram de 100% das aulas, aprenderam, pesquisaram e produziram uma coleção experimental “Tecendo Memórias: de Rosa em Rosa”, inspirada em histórias de vida e no legado das mulheres que marcaram a cultura local. Celebramos com essa coleção o trabalho ancestral de Rosa Maria, tecelã e mestra da cultura popular local, que nos recebeu em sua casa e quintal para os registros e ensaios da coleção; Rosa é uma aluna especial, que compartilhou cuidados, simpatia e desejo de transformação a partir dessa experiência, com autonomia e sustentabilidade financeira; e, por fim, Rosa é o nome da mãe de Rochelle Silva, nossa designer e instrutora do curso, que influenciou fortemente o trabalho e vida de nossa mentora, especialista em reutilização de materiais na moda, com sensibilidade, afeto, escuta, consciência ambiental e que já conduziu outras inúmeras iniciativas como essa, impactando em comunidades em Goiás e no Brasil.
Nossas Rosas simbolizam a força das mulheres que tecem, criam e recriam laços, memórias e cultura.
Algumas fotos da coleção podem ser visualizadas abaixo:
Ao unir sustentabilidade, memória e inovação, fortalecemos a ASDAO, geramos oportunidades de renda e abrimos espaço para novas narrativas, conectando passado, presente e futuro através da arte e da coletividade.
A exposição final, realizada em 20 de setembro de 2022, foi a materialização desse processo, reunindo histórias de crianças e mulheres de todas as idades. Além do curso de 40 horas, o desenvolvimento da coleção, a exposição e comercialização dos produtos finais, o projeto promoveu uma roda de conversa, onde alunas e coordenação puderam compartilhar suas experiências e expectativas futuras.
Entre os depoimentos, destaca-se a fala de Cristina Lopes, convidada para prestigiar a roda de conversa e madrinha da coleção: “Vejo nesse trabalho grandes instrumentos de mudança de vida, de visibilidade e de movimentação na pirâmide social. Esse projeto de resgate pode colocar cada uma de vocês no foco das atenções, com objetivo, propósito e seriedade.”
O impacto foi vivido de forma intensa pelas participantes. Maria Lúcia, 67 anos, participou do ensaio fotográfico da coleção e declarou: “Foi a primeira vez na minha vida que eu descobri que sou bonita.” Enquanto para Priscila Veiga, artesã e aluna, a experiência também significou afeto e família: “Tive a oportunidade de me inscrever, inscrever minha filha de 11 anos e a de 13, e de passar esse tempo com elas, assim aprendemos juntas”
A formação foi conduzida por Rochelle Silva, instrutora e designer responsável, em três etapas. A primeira customização, que ensinou uma técnica baseada em vivências, memórias e habilidades pessoais. O Upcycling (reciclagem), ensinou o reaproveitamento de materiais encontrados em casa que seriam descartados, dando-lhes um novo significado. Por fim o brechó e garimpo afetivo, que motivou o resgate de memórias familiares por meio de peças reutilizadas, compreendendo a importância desse espaço de circulação e criação.
O registro do projeto pode ser conferido no link: