Doces Memórias

unnamed ()

O projeto Doces Memórias, é uma pesquisa documental realizada pela Skambau Produções com apoio da É Nóis Ki Tá, e nasceu com o objetivo de registrar e valorizar as histórias de doceiras, quitandeiras e cozinheiras das áreas rurais de Orizona (GO). Após um processo de pesquisa e entrevistas locais por 04 meses, identificamos 03 mulheres que representaram em nossa história as memórias, os afetos e as tradições que atravessam gerações, reafirmando também a importância da manutenção do Cerrado para conservar os sabores típicos da região. 

 

Contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) – Edital de Demandas Culturais 2018, o projeto resultou em um documentário multilinguagem que reúne depoimentos de mulheres que abriram suas casas e cadernos de receitas para compartilhar histórias de vida, de família e de comunidade.

Entre as protagonistas e artistas da cozinha estão Maria Isabel, Maria Aparecida e Maria Divina, que falam sobre paladar, território e afeto, revelando como a comida se torna elo entre passado, presente e futuro.

Maria Isabel

Agricultora familiar, artesã e artista da cozinha, produz doce de leite em sua fazenda no Distrito do Taquaral, município de Orizona.

unnamed ()

Maria Divina

Nascida na região de Buritizinho, zona rural, aprendeu a fazer doce de leite com a mãe. Enquanto mexe o tacho, canta. Também prepara doces com frutas que cultiva, como mamão. Sua especialidade são os doces cristalizados: ricos em sabor, memórias e com significado importante na sua história familiar, na autonomia econômica e na sua autoestima.

unnamed ()

Maria Aparecida

Criada na fazenda e hoje moradora da área urbana em Orizona, relembra as cozinhas de sua infância, onde as crianças ajudavam no fogão a lenha. No filme, prepara doces de mamão, abóbora e figo, colhidos em seu quintal.

unnamed ()

Essas mulheres, artistas da cozinha, revelam em suas práticas e memórias como a comida se torna elo entre o passado, o presente e o futuro. O lançamento oficial aconteceu em 15 de dezembro de 2022, em sessão virtual fechada, com a participação das protagonistas e da equipe em um bate-papo sobre o processo criativo. Além da exibição, o projeto garantiu que todas as famílias envolvidas recebessem cópias físicas do filme e que alunos de escolas públicas do município tivessem acesso ao material, com recursos de acessibilidade.

Ficha Técnica

 

Direção Geral e Produção Executiva: Manoela Barbosa

Assistência de Projetos e Produção / Identidade Visual: Lara Damiane 

Comunicação, fotografia e redes sociais: Julia Dias

Assessoria de Imprensa: Narelly Batista

Captação de imagem: Raphael Silva e Patryssia Rodrigues

Captação de som: Raphael Silva e Cleubismar de Jesus

Edição, montagem e legendas: Raphael Silva

Assistência de produção: José Barbosa Sobrinho e Suíta Barbosa

Intérprete de Libras: Ana Claudia Pereira da Silva Menezes

Trilha sonora: Spanish Moss – Chris Haugen

Realização: Skambau Produções

Apoio: É Nóis Ki Tá Produções

Apresentação: FAC / Secult Goiás / Governo de Goiás

unnamed ()