Realizado em 2017 pela Skambau Produções, o projeto Conexões Criativas promoveu uma vivência interdisciplinar com adolescentes de escolas públicas em Orizona (GO), unindo arte, cultura e educação em oficinas de teatro, design de moda e audiovisual. Com coordenação geral e de produção de Manoela Barbosa, a proposta buscou estimular a criatividade, a autonomia e a consciência crítica dos jovens participantes a partir de temas como sustentabilidade, identidade local e expressão artística.
Durante os encontros, estudantes do Colégio Estadual Maria Benedita Veloso mergulharam em experiências formativas que valorizaram suas histórias, seus talentos e suas visões de mundo. Ao costurar saberes e práticas das artes cênicas, da moda e do audiovisual, o projeto incentivou a experimentação, o trabalho coletivo e o protagonismo juvenil. Para Bianca Barbosa, o projeto é um resgate da cultura, “Eu pretendo continuar atuando no audiovisual e teatro”, completou a aluna sobre a oportunidade.
Foram 05 meses de trabalho árduo e construção coletiva. Para o encerramento do projeto, os alunos realizaram um espetáculo com apresentações teatrais inspiradas em temas que refletem a identidade de Orizona. Um dos destaques foi a história da cachaça, tradição enraizada nas famílias locais e no cultivo da cana-de-açúcar na região. Outro tema abordado foi a produção de leite, já que o município é reconhecido tradicionalmente como um dos maiores produtores do estado, sendo um símbolo da força coletiva de famílias que vivem, trabalham e estudam no município.
Como resultado da iniciativa, os alunos participantes do projeto produziram o documentário “Conexões Criativas: Sustentabilidade, Educação e Cultura”, que registra esse percurso formativo e afetivo, reunindo cenas das oficinas, depoimentos, processos criativos e expressões singulares da juventude orizonense.
O vídeo está disponível online e se torna um importante testemunho da importância da cultura como ferramenta educativa e de fortalecimento de vínculos com o território.
“Todo mundo tem um pouquinho de arte aqui dentro e essa arte precisa ser trabalhada. Esse projeto leva a cultura a população, principalmente aos jovens que estão participando desse projeto. Os jovens precisam fazer coisas diferentes, é uma atividade inovadora, e dá oportunidade nas áreas de teatro, audiovisual e design”, afirmou um dos alunos participantes do projeto durante as gravações do documentário.
Conexões Criativas é também um convite à escuta e ao reconhecimento de que os adolescentes das escolas públicas têm muito a dizer, criar e compartilhar quando encontram espaço, apoio e liberdade. Projetos como esse demonstram a importância de investir em arte-educação como uma estratégia de valorização da juventude, da diversidade e da sustentabilidade.