O Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO) chega à sua 3ª edição em 2025 consolidado como um dos mais relevantes espaços de debate entre audiovisual, meio ambiente, agroecologia e sociedade. Neste ano, acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro – Bahia, nos três turnos.
A Skambau Produções assina a coordenação executiva internacional e a coordenação de comunicação do 3º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO). Em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP 30, que acontecerá em Belém do Pará em novembro, o FICAECO também será um espaço estratégico de reflexão, mobilização e diálogo sobre o futuro do planeta.
O festival conecta arte, ciência, território e política, trazendo para a tela questões centrais da agenda ambiental: mudanças climáticas, segurança e soberania alimentar, preservação da biodiversidade, transição energética e modos de vida das populações do campo e das florestas. Reforça ainda a urgência de colocar no centro do debate a agroecologia frente à crise climática global; o reconhecimento dos saberes tradicionais e da agricultura familiar; o protagonismo das comunidades rurais e dos povos tradicionais na transição socioambiental; e a cultura como elo entre sustentabilidade e futuro.
Um festival que integra diálogo, formação e mobilização para a exibição de filmes, rodas de conversa e realização de oficinas, integrando diferentes públicos: estudantes, pesquisadores, cineastas, agricultores familiares, movimentos sociais, educadores, gestores culturais e ambientais. Uma realização que acontece integrada ao 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece de 15 a 18 de outubro, na UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Nessa edição recebemos mais de 300 filmes de todo o território nacional e 07 países! Com curadoria especializada, temos seleção de 20 filmes para premiação e celebrações de cineastas locais e nacionais. Em nossa programação contamos com mostras de filmes, apresentações culturais em teatro e música, oficinas de audiovisual, rodas de conversa com povos indígenas, cineastas e representantes de movimentos sociais locais e nacionais.
Um impacto de 2500 pessoas nestes dias, além de ampliar o acesso ao cinema e à cultura como direito, contribuir com a formação de jovens e estudantes como agentes de transformação ambiental, fortalecer a rede de realizadores, comunidade e instituições, e, valorizar Juazeiro como polo de inovação cultural e ambiental no Brasil e no mundo. É por isso que entendemos que em nosso festival, o cinema é uma ferramenta poderosa para semear ideias, inspirar mudanças e fortalecer a luta por um mundo mais justo, sustentável e plural.
Esta é a segunda edição consecutiva em que a Skambau Produções compõe a Coordenação do FICAECO. Em 2024, o festival aconteceu no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, dentro do Congresso Brasileiro de Agroecologia. Nossa equipe coordenou a gestão executiva internacional, articulando redes e parceiros estratégicos, além de viabilizar captação de recursos junto a organizações como o Greenpeace e outras fontes de patrocínio. Atuamos desde a concepção até a execução do evento, potencializando o FICAECO como um espaço de diálogo, inovação e fortalecimento da agroecologia.
Acompanhe a programação aqui: https://cba.aba-agroecologia.org.br/ficaeco/