13º Festival de Inverno de Orizona

unnamed ()

Em sua primeira edição, o Festival de Inverno de Orizona foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2022, na Praça do Lazer do município de Orizona, no Sudeste de Goiás, há 140 km de Goiânia, capital goiana. O evento reuniu uma programação diversa, com a valorização de artistas locais e mais de 20 atrações musicais ao longo de três dias de festa. O Festival valorizou os artistas locais e trouxe uma mistura de ritmos, sertanejo, forró, MPB e rock, com o objetivo de contemplar a diversidade musical e agradar ao público orizonense.

Em um contexto de pandemia COVID 19 e retomada das ações culturais, com o objetivo de distribuição de renda na classe artística e cultural, o projeto de diagnóstico cultural, planejamento estratégico, elaboração do projeto e gestão integral do processo – submissão do projeto, execução e prestação de contas – foi conduzida pela Skambau. O projeto foi contemplado pelo Edital de Dinamização de Espaços e Eventos Culturais do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Edital FAC 01/2021 – SECULT GO). Uma realização da Prefeitura Municipal de Orizona, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cultura e Turismo, sob a coordenação e condução dos trabalhos de operacionalização com a Skambau Produções, apoio da É Nóis Ki Tá Produções e Naiton Guimarães Produções. 

Em formato híbrido, as apresentações culturais premiaram com o valor de R$500,00 todas as 20 atrações selecionadas a partir do Edital. Em todas as noites de apresentações a comunidade participou ativamente, festejou, movimentou o comércio local, gerou renda para os artistas, e, alcançou as pessoas virtualmente, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Skambau Produções, com tradução simultânea em Libras, garantindo acessibilidade ao público.

Primeira noite

O palco recebeu os artistas de Orizona: Lucas e os Caras, João Baiano, Sávio e Maria Luíza, Zé Vitor e Fernando e Os Originais do Forró.

Segunda noite

As atrações foram: Thaís Cristina, Edjúnior e Sandro, Renato Cardoso, Gilsinho dos Teclados, Alice Souza e Diego e Leonardo.

Terceira noite

Encerrando o festival, subiram ao palco: Antônio Baiano, Marcelo Machado, Edinho Sanfoneiro, Bruno César e Miliquinho.