Realizada de 08 de agosto a 30 de dezembro de 2024, no Museu das Bandeiras, na Cidade de Goiás, a II Mostra “Goiás Nosso Patrimônio Tem Cor” celebrou os 135 anos de nascimento de Leodegária Brazília de Jesus – poeta, professora, redatora e primeira mulher negra a lançar um livro literário em Goiás.
A Mostra buscou resgatar a memória de uma mulher pioneira e inspiradora, que, no início do século XX, desafiou o racismo e o patriarcado, tornando-se referência para a literatura goiana. Autora dos livros Coroas de Lírios (1906) e Orchídeas (1928), Leodegária construiu espaços insurgentes e abriu caminhos para as mulheres negras na literatura. Sua trajetória, marcada pela resistência e pela sensibilidade, mostra que as mulheres sempre criam possibilidades para um mundo mais justo e plural.
A Skambau Produções realizou a Coordenação Geral da II Mostra e essa produção reafirma a importância da memória, da ancestralidade e do protagonismo feminino na construção do patrimônio cultural e literário de Goiás, inspirando novas gerações a reconhecerem e valorizarem as vozes silenciadas da nossa história.
Acompanhe como foi a exposição:
A Oficina de Escrita Criativa aconteceu no Instituto Federal de Goiás (IFG – Campus Cidade de Goiás), voltada para meninas adolescentes. Conduzida pela jornalista e mestra em Literatura Geandra Avelar, com participação do secretário de Igualdade Étnico-Racial Lázaro Ribeiro e da vereadora Elenízia da Mata, a oficina destacou a importância de Leodegária de Jesus na literatura goiana e incentivou a produção literária e o desenvolvimento da escrita como ferramenta de expressão artística e cidadania.
Veja como aconteceu a oficina:
A oficina foi ministrada por Bianka Cristina, promovida pela Prefeitura de Goiás via Secretaria de Igualdade e Equidade Étnico-Racial. Durante três dias, os participantes mergulharam na poesia de Leodegária e nos saberes tradicionais do bordado, fortalecendo raízes culturais, valorizando a história local e positivamente representando a imagem das mulheres goianas.
Acompanhe como aconteceu a oficina:
A Oficina de Bonecas, realizada dentro da programação da II Mostra “Goiás Nosso Patrimônio Tem Cor: 135 anos de Leodegária de Jesus”, uniu memória, arte e tradição para homenagear a primeira mulher negra a publicar um livro literário em Goiás. Conduzida por Marcelene Divina De Souza Camargo Cardoso, a atividade resgatou o trabalho manual que também fazia parte da vida de Leodegária, convidando as participantes a criarem bonecas como lembrança simbólica dessa história. Além de fortalecer saberes femininos e coletivos, a oficina proporcionou um espaço de criação, troca de experiências e valorização cultural, conectando passado e presente por meio do artesanato.
Acompanhe o resultado da oficina:
Mulher pioneira na literatura goiana e brasileira. Nascida em Caldas Novas (GO), apenas um ano após a abolição da escravatura, destacou-se como primeira mulher negra a publicar um livro literário em Goiás. Aos 17 anos, lançou Coroas de Lírios (1906), seguido por Orchídeas (1928), obras que expressam sua sensibilidade para o amor, a natureza e o cotidiano. Poeta, professora e redatora de jornal, Leodegária rompeu barreiras de gênero e raça no início do século XX, construindo espaços insurgentes como o jornal A Rosa e inspirando gerações de mulheres a escrever e ocupar o mundo das letras. Seu legado, antes silenciado, hoje é reconhecido como um marco na história cultural de Goiás e do Brasil.
FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO: LEODEGÁRIA DE JESUS, 135 ANOS
ADERSON LIBERATO GOUVEA
Prefeito do Munícipio de Goiás
ZILDA ASSIS LÔBO
Vice-Prefeito do Munícipio de Goiás
LUIZ CARLOS DO CARMO
Ex-Senador da República
LÁZARO RIBEIRO DE LIMA
Secretário de Políticas de Promoção da
Igualdade e Equidade Étnico-Racial
ELENÍZIA DA MATA DE JESUS
Vereadora do Munícipio de Goiás
TATIELLE BRITO NEPOMUCENO
Diretora Substituta do Museu das Bandeiras (MUBAN)
JADSON ASSIS BORGES
Diretor do Museu da Memória de Goyaz
MANOELA MARILDA BATISTA BARBOSA
Coordenação Geral da Skambau Produções e da Mostra
LUDMILA PEREIRA DE ALMEIDA
Coordenação de Comunicação e produção de conteúdo
MARCIA FABIANA PAIÃO CUNHA
Assessoria de Imprensa
JANIEL DIVINO DE SOUZA
Tratamento de imagens para a Expografia e Registros fotográficos
ARTHUR ABREU
Designer gráfico e Layout do site
PRODUÇÃO
Sec. de Igualdade e Equidade Étnico-Racial: Josimar Bruno e Cláudia da Mata
Skambau Produções: Manoela Marilda Batista Barbosa, Haroldo Adriano Rabelo de Sousa, Janiel Divino de Souza e Renata Botelho
ACERVOS:
Luiz de Aquino
Paulo Brito
Museu da Memória de Goyaz
UFG – Câmpus Goiás
OAB- GO
AGRADECIMENTOS:
Darcy França Denófrio; Celso Henrique Neto; Luiz de Aquino; Clóvis Carvalho Brito; Paulo Brito do Prado; Ingryd Cristina C. A. Tomaz; Sheila Cristina C. Machado; Murillo de Oliveira Dantas – Presidente da Subseção OAB-GO; Reginaldo F. Adorno Filho – Conselheiro Secional OAB-GO; Professora Selma Bastos; Suzana Magalhães – Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Rafael Lara Martins – Presidente da Secional da OAB-GO; Reitora da UFG: Angelita Pereira Lima; Direção da UFG – Campus Goiás: Margareth Arbues, Denise Alves e as chefias das Unidades Acadêmicas.
Conheça mais sobre a história de Leodegária: